segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alambiques

Monte Alegre do Sul também é famosa pelos seus mais de 50 alambiques que produzem mensalmente cerca de 500 mil litros de cachaça artesanal. Existe até a Rota da Cachaça, onde alguns desses alambiques abrem as suas portas e permitem ao turista conhecer todo o processo produtivo, experimentar a bebida e comprá-la. Uma dica é conhecer a Fazenda Salmo XXIII, uma das mais antigas.  Ali há venda de pinga envelhecida em tonel de carvalho escocês, licor e bagaceira, um destilado feito do bagaço da uva.

A região produz a bebida desde 1905, quando os italianos trouxeram seus conhecimentos neste segmento. O método para destilar a bebida é o mesmo de antigamente: em alambiques de cobre e com fermento natural. Para divulgar a cachaça, os produtores locais investem cada vez mais em qualidade e criaram, em 2003, a Associação dos Produtores de Cachaça de Monte Alegre do Sul e Região (Aprocamas) para dar apoio técnico aos produtores e padronizar as garrafas.

Um comentário:

  1. Olá. Parabéns pela iniciativa do blog! É sempre legal conhecer as cachaças e alambiques espalhados pelo Brasil. O meu nome é Felipe e sou do site Mapa da Cachaça. Nós queremos conhecer e contar as histórias dos alambiques brasileiros. Pra isso, criamos o www.guia.mapadacachaca.com.br. Gostaria de conhecer mais essa região de produção e conversar com os produtores.
    abraços

    Felipe

    ResponderExcluir